Close Menu
    Novidades

    Você trabalha de carteira assinada e tem filhos? Pode estar perdendo um benefício que poucos conhecem

    25/06/2026

    Empréstimo com garantia de imóvel: como funciona a modalidade mais barata do mercado em 2026

    25/06/2026

    INSS final 2 e Bolsa Família NIS 7 caem hoje: confirme pelo celular antes de sair de casa

    25/06/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Mentor do Sucesso
    whats
    • Benefícios
    • Educação Financeira
    • Empréstimo
    • Cartão de Crédito
    • Investimentos
    • IR 2026
    Mentor do Sucesso
    Sem categoria

    Ar condicionado quente: mito ou verdade sobre o consumo de energia?

    Carlos Cartaxo04/08/202406
    Facebook Twitter Copy Link WhatsApp Email
    GRUPO
    WhatsApp
    Envie
    Facebook Copy Link Telegram WhatsApp

    Desvendando os segredos do ar condicionado e desmistificando crenças populares.

    O ar condicionado se tornou um aliado indispensável para muitos, proporcionando conforto térmico em dias quentes e frios. Mas, junto com o bem-estar, surge a dúvida: usar o aparelho no modo quente consome mais energia? Será que essa crença popular é verdadeira?

    Neste artigo, vamos desvendar os mitos sobre o consumo de energia do ar condicionado no modo quente e te ajudar a usar seu aparelho de forma eficiente, economizando energia e dinheiro.

    Ar condicionado quente: vilão ou mocinho da conta de luz?

    Ao contrário do que muitos pensam, o ar condicionado no modo quente não necessariamente consome mais energia que no modo frio. Isso porque o aparelho funciona como uma bomba de calor, transferindo o calor do ambiente externo para o interno, em vez de gerar calor próprio.

    VEJA  Quer fazer uma cirurgia pelo SUS? Saiba como garantir sua vaga

    Mas como isso funciona?

    • No modo frio: o ar quente do ambiente interno é captado e resfriado, liberando o ar frio de volta para o cômodo.
    • No modo quente: o processo se inverte, com o ar frio do ambiente externo sendo captado e aquecido antes de ser liberado no interior.

    Fatores que influenciam o consumo de energia:

    • Qualidade do equipamento: investir em um aparelho com alto índice de eficiência energética (EER) garante um consumo mais baixo.
    • Condições externas: temperaturas extremas, tanto no frio quanto no calor, exigem maior esforço do aparelho, aumentando o consumo.
    • Isolamento térmico: um ambiente bem isolado retém o calor no inverno e o frio no verão, reduzindo a necessidade de uso do ar condicionado.
    • Hábitos de consumo: desligar o aparelho quando não estiver em uso e manter a temperatura em um nível confortável são medidas essenciais para economizar energia.
    VEJA  5G em todo o Brasil: Anatel quer descontinuar venda de celulares 2G e 3G

    Dicas para um uso consciente do ar condicionado:

    • Escolha um aparelho com alto índice de EER.
    • Faça a instalação por um profissional qualificado.
    • Mantenha os filtros limpos.
    • Regule o termostato em uma temperatura confortável.
    • Desligue o aparelho quando não estiver em uso.
    • Aproveite a luz natural e a ventilação.
    • Combine o ar condicionado com ventiladores de teto.
    • Faça a manutenção preventiva do aparelho regularmente.

    Veja Também

    Crise habitacional: fim da era do Airbnb em algumas cidades?

    02/11/2024

    Polícia Civil: Salários de até R$ 11.454,21 e 740 vagas

    28/10/2024

    Vale-refeição e vale-alimentação: cuidado com o uso indevido, pode gerar demissão

    28/10/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Destaque

    Seu nome está sujo e você nem sabe quanto realmente deve? Descubra agora

    Preço do botijão: proposta de mudança nas regras do gás de cozinha pode mexer no bolso dos brasileiros

    2º lote da restituição do IR 2026: pago em 30 de junho

    © 2026 Mentor do Sucesso - Todos os Direitos Reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.