🚨

Você sabia que donas de casa podem se aposentar?

Você sabia que as donas de casa, mesmo sem um vínculo empregatício formal, podem contribuir para o INSS e garantir direitos como aposentadoria, salário-maternidade e outros benefícios? Essa é uma ótima notícia para todas as mulheres que dedicam seus dias aos cuidados do lar e da família.

Por que contribuir para o INSS?

Ao contribuir para o INSS, a dona de casa está investindo em seu futuro. Em caso de necessidade, ela terá direito a diversos benefícios, como:

  • Aposentadoria: Ao completar a idade mínima e cumprir o período de carência, a dona de casa poderá se aposentar e receber um benefício mensal.
  • Salário-maternidade: Em caso de gravidez, a dona de casa terá direito ao salário-maternidade, garantindo uma renda durante a licença.
  • Benefício por incapacidade temporária: Em caso de doença ou acidente, a dona de casa terá direito a um benefício durante o período de afastamento do trabalho.
  • Pensão por morte: Caso ocorra o falecimento do cônjuge ou companheiro que contribui para o INSS, a dona de casa poderá ter direito à pensão.
VEJA  O teste infalível para saber se o seu azeite é puro: veja como fazer

Como contribuir para o INSS?

Para começar a contribuir para o INSS, a dona de casa deve se inscrever no Regime Geral de Previdência Social. O processo é simples e pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Quais são as opções de contribuição?

Existem três opções de alíquota para as donas de casa:

  • 5% do salário mínimo: Destinada a donas de casa de baixa renda, inscritas no CadÚnico e que se dedicam exclusivamente ao trabalho doméstico.
  • 11% do salário mínimo: Para quem deseja um benefício limitado ao valor do salário mínimo.
  • 20% sobre um valor entre o salário mínimo e o teto do INSS: Para quem deseja um benefício acima do salário mínimo.

Qual a importância de pagar em dia?

É fundamental pagar as contribuições em dia, até o dia 15 do mês seguinte. O pagamento em dia garante o início da contagem do período de carência, que é o tempo mínimo de contribuição necessário para ter direito a alguns benefícios.

VEJA  Ilhabela Pioneira: Usina de Dessalinização Abastecerá a Cidade com Água do Mar

Como se inscrever?

  1. Acesse o Meu INSS.
  2. Clique em “Inscrever no INSS”.
  3. Clique em “Cidadão”.
  4. Clique em “Inscrição”, em seguida em “Filiado”.
  5. Siga as instruções na tela.

Lembre-se:

  • Consulte um profissional da área para tirar dúvidas sobre qual a melhor opção de contribuição para o seu perfil.
  • Mantenha seus dados atualizados no Cadastro Único.
  • Guarde os comprovantes de pagamento das contribuições.

Não deixe de garantir seu futuro!

Contribuir para o INSS é um investimento em sua segurança financeira e na sua qualidade de vida. Ao se planejar para o futuro, você estará garantindo o seu bem-estar e o de sua família.

0

x