A Receita Federal liberou a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda de 2023, e você pode ser um dos beneficiados. Neste lote, estão incluídos cerca de 511 mil contribuintes, que receberão um total de R$ 1,03 bilhão.
Quem tem prioridade?
A Receita Federal priorizou alguns grupos de contribuintes na restituição, como:
- Quem usou Pix com chave CPF: Mais de 200 mil contribuintes que informaram uma chave Pix do tipo CPF em sua declaração foram os primeiros a receber a restituição.
- Idosos e deficientes: Contribuintes com mais de 60 anos, deficientes e aqueles que têm o magistério como principal fonte de renda também foram priorizados.
- Declaração pré-preenchida: Quem utilizou a declaração pré-preenchida também teve prioridade no recebimento.
Como consultar a restituição?
Para saber se você tem direito à restituição, acesse o portal da Receita Federal ou o aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis. Basta selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.
Como receber a restituição?
O pagamento será realizado em 30 de setembro na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na sua declaração.
E se eu não tiver uma conta ou chave Pix?
Se você não informou uma conta ou chave Pix na sua declaração, ou se a conta informada estiver desativada, o valor da restituição ficará disponível por um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, você poderá agendar o depósito em qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB ou da Central de Relacionamento do banco.
O que fazer se não encontrar meu nome na lista?
Se você não encontrar seu nome na lista de beneficiários, acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar se há alguma pendência na sua declaração. Se encontrar alguma irregularidade, você poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Dicas importantes:
- Fique atento aos prazos: A restituição não creditada na conta informada ficará disponível por apenas um ano no Banco do Brasil.
- Organize seus documentos: Mantenha todos os documentos da sua declaração em um lugar seguro, caso precise consultá-los.
- Utilize os canais oficiais: Para tirar dúvidas ou obter mais informações, utilize os canais oficiais da Receita Federal.
Não perca a oportunidade de receber o seu dinheiro de volta!