Score: o que é e como aumentar em 30 dias

Atualizado:


O que é Score?

O score de crédito é como uma pontuação que você tem enquanto pagador de dívidas. Logo isso inclui fatores como se o seu nome está sujo ou não, se você está com todas as contas pagas em dia ou tem algo negativado, se os seus dados cadastrais estão atualizados e se você tem um bom relacionamento financeiro com os bancos e as instituições financeiras de modo geral.

Quando tudo isso está ok então o seu score é bastante positivo, ele é confiável. O problema é quando um ou mais desses itens não estão de acordo com o esperado, assim o seu score pode ficar abaixo da média. E pra saber se isso está acontecendo com você é preciso entender como esse sistema de pontuação funciona.

Como ele funciona?

É o seguinte: esses pontos que você tem acumulados vão de 0 a 1000, variando de acordo com o seu histórico. Acima de 700 pontos você já é considerado um bom pagador. Entre 300 e 700 pontos, o panorama é que seu nome está associado a um risco médio de inadimplência. E de 300 pontos para baixo o risco de inadimplência é considerado alto. Ou seja, quanto mais próximo de 1.000 for a sua pontuação de score, mais fácil é de você conseguir créditos.

Algo bacana para você pensar é que o seu score de crédito é como uma avaliação, com resultados que podem ou não te beneficiar. E depois de entender o que é essa pontuação e como ela funciona, o próximo passo é ver como você tem acesso ao seu desempenho.

Como acessar meu Score?

Pra fazer isso é bastante simples, você só precisa entrar no site do Serasa e fazer o seu cadastro. Lá vai ter um link que dá acesso ao seu score de forma simples e rápida.

Mas agora você deve estar se perguntando: beleza, mas quais são os principais sites onde o meu score de crédito vai contar? Basicamente existem três birôs de crédito onde a sua pontuação vai fazer toda a diferença: no SPC, no Serasa e no Boa Vista. E na medida em que você estiver bem com eles, vai ser muito mais tranquilo ter acesso a uma série de benefícios como aumento do limite de seu cartão de crédito, mais facilidade em conseguir empréstimos maiores e parcelar de uma forma melhor as suas contas.

Então agora você entendeu o que é o seu score de crédito, de que forma ele funciona, como acessar a sua pontuação e quais os benefícios que ela te dá. Vamos supor que você entrou no Serasa e viu que seu score está abaixo do normal…

Como aumentar seu Score em 30 dias

E agora, o que fazer? Calma, existem alguns passos simples que são super eficientes para aumentar o seu score. E a boa notícia é que eles podem já te dar resultado em 30 dias. Então, para aumentar o seu score você precisa basicamente ter o seu nome limpo junto ao Serasa, SPC e Boa Vista.

Não ter nenhuma dívida negativada e quitar o que está atrasado aumenta automaticamente a sua pontuação, principalmente porque reforça a sua reputação financeira de uma forma positiva.

Uma outra dica que eu tenho pra aumentar o seu score é justamente manter as suas contas em dia. Isso inclui carnês, parcelas do cartão de crédito e mensalidades em geral.

Na medida em que você fizer isso todas as empresas e principais birôs de crédito vão dar mais credibilidade para o seu nome, o que vai deixar a sua pontuação ainda mais alta.

Outra dica para aumentar seu score é ATIVAR o Cadastro Positivo. Pra você que não sabe, o Cadastro Positivo é como se fosse seu currículo financeiro. Com ele é possível manter todos os seus dados financeiros atualizados de maneira automática. E aí, com suas informações em dia é mais fácil ter uma pontuação maior.

É claro que essas são apenas algumas dicas para você colocar em prática e aumentar o seu score de crédito já em pouco tempo.

Deixe um comentário