Provavelmente você já ouviu falar do PayPal, mas você sabe o que é essa plataforma de transações financeiras e como ela funciona?
Bem, o PayPal foi um dos primeiros serviços do mundo a possibilitar movimentação de dinheiro online, que surgiu ainda em 1998. Com o passar do tempo sua plataforma foi se popularizando cada vez mais, sendo utilizada primeiro como uma opção de pagamento dentro do e-bay e depois se estendendo para outros sites de compras e por fim virando uma ferramenta completa de transações financeiras online.

Quais as vantagens do PayPal?
Hoje o PayPal é usado em praticamente todo o mundo, contando com mais de 305 milhões de contas ativas em mais de 200 países. Uma das maiores vantagens desse serviço é que o envio de dinheiro pela plataforma pode ser feito informando apenas o e-mail da pessoa ou loja que vai receber o dinheiro, em um processo super parecido com o Pix.
Além disso, os dados bancários e pessoais que você cadastra na plataforma ficam ocultas para os outros usuários. Tudo isso resulta em um serviço simples e eficiente de transações financeiras pela internet, sem burocracia e demora para movimentar o dinheiro.
Como fazer seu cadastro no PayPal?
Para fazer o seu cadastro também é muito simples, é só ter um endereço de e-mail, cartão de crédito ou conta bancária válida. Você entra no site do PayPal, faz o seu cadastro e já pode começar a usar a sua conta. Simples assim! Depois que você começa a usar esse serviço, existem três formas principais de movimentar seu dinheiro pela plataforma.
A primeira é para fazer pagamentos de compras online. A segunda é para pagar mensalidades de assinaturas e serviços. Nessa opção, aliás, você pode direcionar os serviços da plataforma para sacar o dinheiro direto de sua conta e direcionar para o pagamento que quiser fazer. E a terceira opção é para transferir e receber dinheiro de outras pessoas que usam o serviço.
Quais as desvantagens do Paypal?
É claro que nem tudo são flores e esse serviço também traz algumas desvantagens. A principal é que a plataforma cobra uma taxa em cima da maioria das operações financeiras que faz. Isso faz com que operações de venda, recebimento de dinheiro e operações internacionais sejam taxadas e retirem o dinheiro dos valores movimentados.
Outro problema é que as taxas de conversão de moedas estrangeiras da plataforma acabam sendo muito caras. Além do preço do câmbio normal o PayPal cobra um adicional no serviço de conversão da moeda. Junto com juros, multas e outras pequenas cobranças pontuais a plataforma acaba sendo um dos serviços mais caros da internet.
Além disso, ela pode ter um atendimento insatisfatório e demorado, principalmente por telefone.
Afinal, vale a pena ou não?
Mesmo assim, a segurança, confiabilidade e solidez dos serviços do PayPal faz com que essa plataforma vale a pena sim, dependendo de seus objetivos. Para comprar online, enviar e receber dinheiro com segurança, essa é sem dúvidas uma das melhores alternativas da internet